quinta-feira, 28 de abril de 2011

Compras na internet

Depois que o governo diminuiu alguns encargos e impostos, a cada dia, mais e mais pessoas tem adquirido o tão sonhado computador. O governo irá implantar internet banda larga para todos, com um preço bem acessível. As operadoras de telefonia tem cada vez mais aumentado suas infraestruturas e preços de suas conexões banda larga.

Já que possuímos internet, porque não aproveitar e realizar compras pela internet?

Muitas pessoas tem medo de comprar via internet. Mas se tomarmos alguns cuidados básicos, a compra será segura. Na internet é muito mais fácil pesquisar preços em milhares de lojas ao mesmo tempo. Conseguindo assim sempre comprar com o menor preço possível.

Vamos as dicas:

- Procure sempre comprar em sites de grandes empresas, empresas conhecidas do grande público.

- O site CONFIOMETRO e o RECLAME AQUI trazem uma lista das lojas que apresentam problemas, vale apena dar uma olhadinha antes de comprar. 

- Desconfie sempre das super ofertas, de sites desconhecidos.

- Se você não conhece algum site, mas ficou interessado em algum produto, realize uma simples busca no "Google", exemplo: "reclamações loja tal". Assim você terá uma noção se a loja é de confiança ou não.

- Sempre ao realizar uma compra, na tela de inserção de dados bancário ou do cartão de crédito, procure verificar se o site é de confiança. Mas como eu faço isso? Simples, verifique se a transmissão dos dados está codificada. Basta encontrar esta imagem:

Cadeados de segurança dos principais browsers do mercado.
Sempre clique neles e verifique se pertencem ao site visitado.
- Procure sempre manter seus programas atualizados, como o Antivírus, os navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, Opera, etc).

- Ao realizar uma compra, imprima todas as informações importantes, como o produto desejado (ao qual se poderá verificar seu preço e qualidade), o número do seu pedido, a data de entrega, garantia do produto, etc. Guarde, pois lhe serão úteis, caso aconteça algum problema.

Vamos agora aos principais problemas jurídicos:

- Atraso na entrega - Chegou a data prevista para entrega e o produto não foi entregue? Você poderá desistir da comprar sem qualquer ônus e pedir seu dinheiro de volta atualizado monetariamente. Não quer desistir da compra? Entre na justiça e peça a entrega do produto através de liminar e os devidos danos morais. Os Tribunais tem entendido que o simples atraso na entrega não gera dano moral. Entretanto, se ficar comprovado, que a não entrega do produto lhe causou prejuízos ou abalos psíquicos, caberá sim a indenização por dano moral.

- O produto chegou, entretanto não funcionado como eu achei que seria - como a compra foi realizada fora do estabelecimento comercial, ou seja, via internet, você possui até 7 dias a partir da data de entrega para devolver o produto e receber seu dinheiro de volta. (Confome já explicado no artigo: Compra fora do estabelecimento comercial ).

- O produto foi entregue faltando algum componente ou sem a nota fiscal - comunique a empresa, pedido que lhe enviem a peça que ficou faltando ou a nota fiscal que não foi entregue. Caso a empresa não entregue, entre na justiça, requerendo os seus direitos.

*Atenção* - Ao realizar compras através de sites de leilão, como o Mercado Livre, Toda oferta e outros.

- Redobre sua atenção, procure sempre comprar de vendedores com boa reputação, vendedores cadastrados a pelo menos 1 ano (vendedores cadastrados por exemplo a alguns dias, e sem reputação, podem serem estelionatários, querendo aplicar um golpe, vendem produtos, pegam o dinheiro e não entregam). 

- Desconfie sempre de preços absurdamentes pequenos. 

- Sempre solicite telefones e emails de contato. 

- Caso o vendedor possua CNPJ, verifique no site da Receita Federal, através deste link Consulta CNPJ - Receita Federal se o CNPJ existe e a qual empresa ele pertence.

- Solicite o endereço e o número de algum documento de identificação, porque para entrar com um processo contra o vendedor, essas informações serão necessárias.

DICA PROCURA DE PREÇOS

Utilize sempre sites de buscas de preços, para sempre comprar o produto no menor preço possível.

Existem diversos sites desse tipoo, segue abaixo uma lista com os principais deles:


CONCLUSÃO

A princípio, pareceu muito complicado realizar todos esses procedimentos para realizar uma compra via internet. Mas, para todo tipo de compra sempre devemos tomar certos cuidados.

Conforme você for realizando suas compras se acostumará a tomar esses cuidados, verá que são medidas simples. Que irão lhe prevenir de uma dor de cabeça imensa.

Após se acostumar com a facilidade de comprar via internet, você não irá querer outra coisa, rs.

Artigos populares