sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pensão Alimentícia - Alimentos

Você Sabia?


Quem pode receber a pensão alimentícia?

A pensão alimentícia pode ser concedida para os filhos, para os pais(idosos), cônjuge (marido ou mulher).

Para que serve a pensão alimentícia?

A pensão alimentícia serve para custear as despesas com moradia, alimentação, estudo, saúde e lazer.

Qual o valor da pensão alimentícia?

O valor da pensão poderá ser definida amigavelmente entre as partes, entretanto isto não é muito comum, cabendo quase sempre ao judiciário estabelecer seus valores. O valor será definido observando o binômino necessidade de quem recebe X possibilidade financeira de quem paga. Caso quem deva pagar não tenha renda fixa, o juiz irá definir um percentual com base no salário mínimo vigente.

Quais são as formas possíveis de pagamento da pensão alimentícia?

A pensão pode ser paga em dinheiro ou benefícios (pagamento de contas).



Como requerer a pensão da criança?

Caso a criança já seja registrada pelo pai, basta entrar com um processo de Alimentos, para garantir a pensão. Caso não seja registrado, será necessário um processo de Reconhecimento de Paternidade Cumulado com Alimentos.

Posso requerer a pensão alimentícia durante a gravidez?

Hoje em dia, a lei já garante a pensão alimentícia durante a gravidez, custeando assim todos os gastos com a mesma.

Até quando deverei pagar a pensão ao meu filho?

É comum a duração da pensão alimentícia da criança até os 18 anos de idade, caso não esteja na faculdade; estando na faculdade o mesmo terá direito até os 24 anos de idade. 
Sendo a criança incapaz, não existirá prazo para término da pensão.

O valor da pensão pode ser mudado?

Sim, pode-se entrar com uma ação de Revisão de Alimentos, seja para aumentar ou diminuir a pensão.

A pensão será cancelada automaticamente?


Não, é necessário um processo judicial para o término da mesma.

O pai do meu filho não tem dinheiro, meu filho ficará sem pensão?

É possível solicitar a pensão alimentícia dos avós, uma vez que o pai não pode custear.

O que posso fazer caso ele se negue a pagar a pensão alimentícia?

Após 03(três) meses de atraso no pagamento da pensão, poderá ser requerida a prisão civil de quem não paga pensão.

Meu marido se nega a pagar a pensão, posso proibi-lo de ver meus filhos?

Não, sãos duas coisas diferentes, pensão não tem nada a ver com direito de visita.


Me divorciei, posso pedir pensão alimentícia?

No divórcio, o cônjuge que demonstrar não haver possibilidade financeira de se manter, poderá pleitear pensão alimentícia do outro.

Irei me casar novamente, perderei minha pensão alimentícia?

Sim, com o novo casamento você perderá o direito dos alimentos.

Minha mulher trabalha, possui renda para se sustentar, ainda devo continua a pagar a pensão alimentícia?

Deve-se entrar com um processo para exoneração da pensão alimentícia, devendo ser provado que sua mulher já possuiu sustento próprio, não havendo necessidade assim da pensão alimentícia.


Você tem mais alguma pergunta? 
Poste nos comentários que elá será respondida.

95 comentários:

Anônimo disse...

Possivelmente meu pai nao sabe da minha existencia, posso receber pensao?
eu tenho 15 anos, ele nunca me deu nada.. eu posso receber esses 15 anos q passei sem pensao?

Anônimo disse...

em que local eu posso recorrer p que o pai de minha filha pague a pessao

Anônimo disse...

Me saparei ha 3 anos, o juiz definiu uma pensão para mim e meu filho menor, meu filho vai fazer 18 anos eu perco direito a essa pensão quando sessar a do meu filho?

Anônimo disse...

o que fazer quando a mãe da criança exige a pensão alimenticia do pai mais ela não cria a criança, quando no caso quem cria e a tia e a bisa avo da mãe, e quando a guarda da criança não e legalmente dada a tia e a bisa avo?

Anônimo disse...

Meu filho tem 14 anos e sempre morou com os meus pais em outro Estado, sempre ajudei mensalmente e em datas comemorativas, feriados, férias, dei presentes proporcionei passeios e os desejos dele. Mas não havia formalmente uma pensão determinada na justiça. Como um adolescente rebelde, ele decidiu sair da casa dos meus pais e ir morar com um tio, que é separado, tem 3 filhos mas mora sozinho, ou seja, quer viver sem regras, mas quer continuar recebendo o dinheiro que mando mensalmente sem ter um responsável, apesar de ter 14 anos. SOU OBRIGADO A CONTINUAR FINANCIANDO O QUE ELE BEM ENTENDER FAZER COM O DINHEIRO? SE PARAR DE MANDAR O DINHEIRO, CORRO O RISCO DE ELE, MESMO DE MENOR, ME PROCESSAR? ELE PODE ABRIR UM PROCESSO COM UM ADVOGADO? QUEM PODE REPRESENTÁ-LO? A mãe dele tem problemas mentais e nem sabemos sequer o paradeiro dela. Poderia me ajudar?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se minha filha morando comigo ainda, tem direito de ela própria receber a pensão alimentícia e fica com ela.

Anônimo disse...

O pai é obrigado a pagar pensão mesmo que a criança não precise, a mãe em questão ganha pelo menos 5x a mais que o pai, e ainda assim está exigindo um pagamento de 1 salário minimo, sendo q o pai ganha mil reais por mês, já tem outra familia,c/ esposa e criança e ainda paga aluguel. Se ele entrar na justiça,e tudo isso for comprovado (inclusive a "pirraça" da mãe em questão)ele pode deixar de pagar essa pensão? Ele não vê o filho com frequencia porque moram em estados diferentes.

Anônimo disse...

a ex de meu esposo esta envolvida com traficante que atualmente esta preso e na separação deles o juiz não determinou valor nem visitas para ele mesmo assim ele pagou a pensão enquanto ela deixava ele ver as crianças,mas ela decidiu morar proximo a penitenciaria que o companheiro está preso e levou as crianças e não deixou endereço e mudou o telefone para que meu esposo não tivesse contato com as crianças, mais exige pensão alimenticia o que devemos fazer?ele pode ser preso por ter deixado de pagar pensão, mesmo não tendo nada legalizado pelo juiz?

Anônimo disse...

MEU MARIDO PAGA A PENSSAO DA FILHA DELE, DES DE QUANDO ELA NASCEU, ELA HJ TEM 15 ANOS, MAS A MAE DA MENINA GANHA MAIS Q ELE, ELA GANHA MUITO BEM.DEVE TA GANHANDO UNS 6 MIL REAIS E ELE UNS 2,8000. ELE PODE PEDIR P SUSPENDER A PENÇAO, MSM PQ ELE DES DE ENTAO NUNCA MAIS VIU A MENINA, TEM UNS 14 ANOS Q ELE NAO VER A MENINA. EU E ELE JA MORA JUNTOS A MAIS DE 14 ANOS, TENHO UMA FILHA COM ELE TBM, Q VAI FAZER 15 ANOS, MINHA FILHA NASCEU COM PROBLEMAS DE CORAÇAO SERISSIMO, ATÉ HJ TRATO DELA EM SAO PAULO. E ESTE DINHEIRO ESTA FAZENDO FALATA PRA GENTE.OQ ELE DEVE FAZER? ME RESPONDA COM URGENCIA. DEDE JÁ MUITO OBRIGADA E FICA NA PRESENÇA DO SENHOR.

Kássia Maritns disse...

- Gostaria de saber se o pai pode pedir para pagar a educação da criança e custos com plano de saude em forma de pensao. pois a mae pega o dinheiro da pensao e gasta consigo, isso é possivel ? estamos com um acordo agendado na defensoria, é lá que ele pede por isso? Desde ja obrigado!

Anônimo disse...

se eu receber uma intimação, devido a falta de pagamento da pensão e não comparecer,o que pode acontecer?
Ou posso comparecer um outro dia pois etava trabalhando?
Quanto tempo leva pra a prisão civil?

bruh disse...

se eu receber uma intimação, devido a falta de pagamento da pensão e não comparecer,o que pode acontecer?
Ou posso comparecer um outro dia pois etava trabalhando?
Quanto tempo leva pra a prisão civil?

CARLOS HENRIQUE disse...

Olá Dr,

Hoje eu tenho uma filha de 1 ano e desde seu nascimento alinhei formalmente com a mãe da criança o pagamento de uma pensão de 1,5 salário mínimo + plano de saúde e venho pagado esta pensão regularmente e reajustando de acordo com os reajustes do salário mínimo. Mas agora gostaria de homologar este acordo na justiça e procurei um advogado para entrar com o processo.

Quando o mesmo entrou com o processo, o promotor realizou uma busca e visualizou que possuo automóveis em meu nome e solicitou novas informações de meus rendimentos, declaração de IR, etc. Após o envio destas novas informações, o promotor só aceita homologar a pensão caso seja reajustada para 2 salários mínimos. Daí gostaria de saber se tem como eu desistir deste processo de homologação e continuar do jeito que está (formalmente). E se sendo desta forma poderei acarretar problemas para mim e também se posso declarar na Receita o pagamento de uma pensão que não é homologada pela Justiça. PS.: a mãe assinou o pedido de homologação junto com meu advogado com pensão de 1,5 salário minimo e não sabe até então o desenrolar que o processo levou. Eu até também fiquei surpreso com a atitude do promotor em interferir o meu acordo com a mãe da criança que já estava até assinado.

Anônimo disse...

Boa tarde, meu esposo tem uma filha de 13 anos paga pensão em conta no nome da mãe e a mãe gasta tudo com ela em bebida e balada, a filha mora com os avós maternos e não com a mãe, ele pode entrar na justiça para requerer que ela também pague pensão para a menina e tirar o que ele paga do nome da mãe e passar para os avós?

renato disse...

tenho um filho que está agora com 1 ano e meio, a mmãe dele não deixou eu registrar, paguei plano de saúde por 1 ano, e agora estou tentando fazer um acordo com ela para registrar a criança para poder ter meus direitos de pai e pagar o que a lei determinar, mas ela não quer, oque fazer ? ela diz que não tenho diretio nenhum na criança pois não fui eu que gerei, se daqui um tempo ela entrar com pedido de paternidade, eu tenho que pagar a pensão do tempo que o nenem não era registrado?

Anônimo disse...

Conciliei na justiça sobre a pensão do meu filho,só que o pai dele sempre atrasa e só paga qdo está quase fazendo 3 meses e sempre dar só a metade,posso solicitar apreensão dele de imediato ou é necessário procurar advogado primeiro?

jucelia viana disse...

boa tarde, eu estou gravida de cinco meses e estou me separando porque meu marido teve uma recaída com o vicío ele é advogado ( formado a dois anos) eu não tenho como comprovar a renda dele a não ser por meio do recibo que eu dava aos clientes, e a carteira dele continua assinada pela empresa do irmão dele e ele tem participação na empresa que ele tem com o irmão ( eu tenho a copia do contrato da sociedade) como posse pedir pensão até a criança nascer e eu poder arrumar um emprego? me ajude por favor meu plano vai vencer e ele parou de pagar as conta da nossa
da nossa casa.

Anônimo disse...

Tenho 1 filho de 14 anos q tenho a guarda definitiva, nao cobro pensão da mãe, pq nunca quis, graças a Deus vivemos felizes sem ela por perto.
So que agora, nasceu uma outra criança de um relacionamento que nao pra ter acontecido, mas aconteceu e a criança nao tem nada haver com isso. Acontece q durante a gravidez, um antigo namorado dela se aproximou dela e estão juntos e ele está apaixonado pela criança e ja ate quer q eu faça a doação, sendo q a criança ja esta registrada com meu nome. Sinceramente nao sinto nada por essa moça e sempre fui sincero com ela, e hj acredito q ela engravidou de forma proposital, pq ela me disse q tomava injeção e depois q tava grávida, me disse q tinha mudado de medicamento, so q nunca tinha me falado isso. Não falo mais com ela, pq axo q ela poderia ter evitado a gravidez ao ter me contado da mudança de remédios, e claro q nao tiro minha culpa tbm por ter acreditado muito nela. Devido a isso, trato tudo com o rapaz q vive com ela. Nao fomos a justiça pq queremos tratar tudo na paz e em consenso. Acontece q eles querem q eu pague um salário minimo, e eu mesmo antes da criança nascer ja estava pagando 500 reais de ajuda e gostaria de permancer nesse valor, pq tenho meu filho e claro minhas contas pessoais. Ganho em carteira assinada 1500 e mais em cargo comissionado (que posso perder a qualquer momento,devido a ser cargo publico), mais 2500. Gostaria s saber quanto realmente deveria pagar de pensão, nao kero me abster disso, pq jamais abandonaria a criança mesmo nao sendo a gravidez planejada por mim e ela nao estando cmg, tbm devido as explicações acima, pois ainda sofro muito com a situação. Por favor me ajude. Abraços

aparecida le disse...

gostaria de saber ,se com pensão alimenticia eu posso comprovar como renda pra eu fazer compras ou ate emprestimo,e se ñ posso quero saber se posso pedir na justiça pra mudar para pensão alimento,e qual a diferença,eu so tenho essa renda e ñ posso comprar nada ,o que devo fazer ?sou separada judicialmente foi litigioso,mas agor meu ex concorda em mudar para me ajudar por favor me ajuda a resolver isso,ñ tenho filhos menores mais e so vivo dessa pensão

Anônimo disse...

Minha filha tem 19anos e recebe pensão alimenticía, mais agora ela esta gravida, ela pode perder a pensão?

Anônimo disse...

meu pai faleceu ha 9anos e minha mãe recebe o beneficio dele,e ele tem um filho por fora no qual tbem recebe a pensão ano que vem ele faz vinte anos mas ele tá na faculdade!ele continua recebendo automaticamente a pensão ou tera que entrar com um novo processo?e se caso ele sair da pensão o valor descontado volta para ela?

Wagner disse...

alem doque pago em dinheiro sou obrigado a dar notbook ou outro objeto para a criança? pq a mae da criança está me prescionado pra dar o notbook e sou casado tenho minha familia a 14 anos tenho um folho de 3 anos e a mae da outra criança que tem quase 15 anos esta me prescionado mandando msg tarde da noite será que sou obrigado ou só o combinado em juizo?

Wagner disse...

meu face book é pantera_negracapoeira@hotmail.com presciso saber a respos pq ela ta prejudicando meu casamento!! desde já agradeço

Anônimo disse...

Gostaria de saber se há um tempo estabelecido para se pedir a pensão de alimentos judicialmnete; tenho hoje 52 anos,e tive uma união estavel durante 14 anos,nos separamos há 10 anos e ele sempre pagou pensão num acordo verbal e amigavel,pois tenho uma filha agora com 17 anos; mas agora vive de fazer ameaças de que a obrigatoriedade de pagamento está acabando e que assim que minha filha passar a maioridade isso acabar,e eu não tenho direito a pensão?

Anônimo disse...

RECEBO PENSÃO ALIMENTÍCIA DO MEU EX MARIDO, E FUI CONDENADA EM 3 PROCESSOS TRABALHISTA, A JUÍZA FEZ UM BLOQUEIO ON LINE E RETIROU DA MINHA PENSÃO 72% PARA DEPÓSITO EM JUÍZO, ISTO É LEGAL?
NA ÁREA TRABALHISTA, OS JUÍZES FAZEM O QUE QUEREM, AS LEIS SÃO DIFERENTES PARA ESTA ÁREA?POSSO RECORRER? ONDE?

Anônimo disse...

Senhores,

Meu filho de 27 anos tem uma filhinha de 6 meses. Porém, ele não é casado com a mãe da criança e nem namoram mais. Ele paga mensalmente o plano de saúde da filha. Queremos que seja tudo de acordo com a lei para que não haja nenhum tipo de conflito entre ambos e principalmente, para que a criança seja bem cuidada e feliz. Meu filho trabalha com venda de imóveis, sem salário fixo, sem carteira assinada. A quase 10 meses ele não consegue vender um imóvel e agora, arrumou outro trabalho à noite com salário de R$ 950,00. Além do plano de saúde, quanto do salário dele seria para a pensão alimentícia? A mãe da criança disse que gasta em média R$ 150,00 por semana (R$ 600,00 por mês) com a filha.

Grata
Maria A.Mota

gre disse...

Senhor@s,
Depois de ter ficado comigo e com uma pensão alimentícia por parte do pai, meu filho ficará um ano com pai dele. A minha questão é se é preciso que eu pague uma pensão alimentícia agora.Como estaremos a muitos kilómetros de distância, tinha pensado propor que meus gastos sejam esses das passagens e das visitas. Gostaria de saber se tem outros casos similares, o que é que se costuma fazer. Um detalhe financeiro é que o pai de meu filho ganha um salário que é 5 vezes maior do que o meu. Estarei agradecida por seus comentários.

Anônimo disse...

meu pai nao paga a pensao a mto tempo, e no final do ano faço 18 anos, posso requerer esses anos de atraso? e cmo faço para q ele pague essa pensão pq eu e meu irmao prescisamos....

Anônimo disse...

tenho 2 filhos,entrei com pedido de pensão alimentícia desde 2007 e ele pagava direito porque era descontado direto do pagamento ele achou muito na época pagar pra dois 206,00 reais saiu do emprego,trocou de endereço tem pedido de prisão ms ninguém acha ele,pra efetuar a prisão conseguir através dos meus filhos o novo endereço,posso receber caso ele for preso esses anos que ele ficou sem dá nada,pras crianças?tenho um de 12 anos e outro de 10 tenho gasto muito com eles e ele nada,tem casa própria a mãe dele tem posse,como posso resolver pedindo pra ser cobrado da mãe?

Matheus Brito Cavalhieri disse...

A minha mãe mora com minha vó e recebe a pensão alimentícia, porem ela não te despesas com moradia pois a casa é própria e minha vó quem paga as contas e não tem despesas com saúde pois meu pai paga o meu plano de saúde, alimentos são a minha vó quem compra, e ainda não tem despesas com estudos, pois estudo em uma escola estadual e ganho material do governo, e ainda custa muito para ela comprar alguma coisa para mim, pois estou pedindo desde novembro de 2012 um play 3 e ela não compra..

Eu gostaria de saber quais são os meus direitos como filho...

Anônimo disse...

OI GOSTARIA DE SABER O PAI DO MEU FILHO NUNCA PAGOU PENSAO
E VALEI Q IA COLOCAR ELE NA JUSTICA ELE DISSE PARA MIM NADA Q NAO IA DAR EM PQ O IRMAO DELE TEM UMA EMPRESA
E MEU FILHO TEM UM PLANO DE SAUDE
MAIS Q O IRMAO PAGA
N E ELE Q PAGA ELE FALOU Q IA FALA P O JUIZ Q ELE PAGA O PLANO
MEU FILHO TEM 7 ANOS E ELE NUNCA DEU NADA N TRABALHO DE CARTEIRA ASSINADA FACO CABELOS GOSTARIA DE UMA RESPOSTA SUA PARA ME ORIENTAR
E SE POSSO IMPRIMIR COISAS NO FACE
DELE PQ ELE TRABALHA COM EVENTOS
PATROCINANDO E ORGANIZANDO
PROVAVELMENTE, NAO TRABALHA DE CARTEIRA ASSINADA ME DE UMA ORIENTACAO POR FAVOR ELE NEM PROCURA PARA SABER NADA DO MENINO.

Graca.Freire disse...

Gostaria que me respondessem a uma dúvida por favor.
Sou mãe de uma adolescente de 13 anos, sou divorciada à 6 anos, o meu ex-marido saiu de portugal e encontra-se neste momento no Brasil. A guarda da criança ficou comigo mas e o meu ex pagou a pensão enquanto esteve em Portugal, como se deve calcular assim que foi viver para o Brasil deixou de pagar qualquer tipo de pensão nem nunca ajudou em nada. A questão que gostaria que me respondesse era a seguinte.
-Que posso fazer para conseguir que o meu ex continue a pagar uma pensão de alimentos? Eu consegui saber o local onde trabalha e o mesmo tem rendimentos altos, como neste momento estou com pouco trabalho agradecia que me informasse sobre o que devo fazer mas sem gastar dinheiro pois já me encontro em situação debilitada.

Anônimo disse...

abrir mao da pensao,a mais de 5 anos.tenho direito de recorrer?
a pensao seria p mim.tenho 42 anos nao to conseguindo trabalho.

Blog do Zoom disse...

o que pode valer de prova para apresentar em juízo e mostrar que a mãe possui renda muito superior ao do pai e assim diminuir o valor da pensão? exemplos: ela tem carro, casa própria, emprego...

Anônimo disse...

Estou com um processo de Divórcio, pelo qual há 2 anos, só teve Audiência de Pensão Alimentícia.Gostaria de saber, se ele tem direito a metade de um aprtº que foi deixado por herança pra mim e + 2 irmãs.Fiquei casada 44 anos.E meu pai já havia comprado este imóvel qdo. casei.
Grata pela atenção.

Anônimo disse...

Quero saber os direitos que minha mãe eu temos em relação ao pagamento de pensão alimentícia que o genitora abriu contra nós. Em ultimo caso se chegarmos ao fato de ter que pagar a pensão, poderemos reverter a pensão em cesta básica ou roupas, ou qualquer outro bem de consumo que meu sobrinho tenha necessidade? Pois a mesma tem mais dois filhos pequenos e quero ter certeza de meu sobrinho estar usufruindo de cada centavo de seu direito. Recebemos salário mínimo respectivamente e obviamente comprometido com as despesas domésticas e também com nosso próprio sustento. Sendo que 106,00 já comprometido da aposentadoria de minha mãe por um empréstimo bancário faltam ainda + /- 28 prestações. Genitora tem boa saúde, mas trabalhou uma unica vez onde foi demitida por justa causa.
Minha mãe é Esquizofrênica (doença crônica. Quero saber de todos os direitos que temos para beneficiar apenas neto\sobrinho. E também quero saber como podemos ter mais contado com a criança pois mãe dificulta a convivência.
Detalhe: genitor não se recusa a pagar pensão, mas tendo mais 3 filhos e pagar empréstimo da casa própria e outras despesas de cunho familiar as vezes se atrapalha ( O mesmo sabe que não é justificativa para não pagamento da pensão e considera que tem obrigação mesmo se não fosse lei). Obrigada.

gilvania disse...

o pai de meu filho está impossibilitado de pagar pensão alimenticia por motivo de vicios,sendo assim quem deve ficar responsavel pelo pagamento da pensão? como devo proceder

Anônimo disse...

após estar divorciada a ex esposa pode pedir em juiso uma pensão e ela terá direito

Anônimo disse...

Pretendo entrar com pedido de pensão alimentícia, mas sou casada e quase todos os gastos que incluem minha filha, como aluguel, condomínio, internet, mercado estão no nome do meu marido, posso apresentar essas despesas?

Anônimo disse...

gostaria de saber o seguinte:meu filho esta com 19 anos e nao dei baixa na pensao e fui demitido do meu emprego apensao e cancelada ou corro o risco d ser preso por isso? ele nao faz faculdade. fui demitido e queria saber se ele tem direito no que vou receber?

nanda Chalub disse...

Gostaria de saber o seguinte : Tenho um filho de 2 anos e 7 meses , e alguns meses coloquei o pai dele na justiça para poder exigir os direitos que meu filho tem perante a justiça, queria muito saber se mesmo antes que intimação chegue nas mãos dele ja posso está recebendo a pensão . Vai fazer tres anos em setembro que ele não dar nada por meu filho, só me ajudou quando meu filho tinha meses, quero saber meus direitos e o que posso exigir nessa audiência. Me mande a resposta urgentemente.

Anônimo disse...

Ora pois va a justica e pague o que for determinado
e como nao sente nada pela moca e a engravida por duas vezes
dique mais esperto de agora em diante e a melhor opcao e a justica pois vc nao fica achando que poderia ta pagando menos nem eles ficam pensando que vc deveria pagar mais...

Anônimo disse...

meu filho recebe pensão alimentícia,mas o pai dele foi demitido da empresa,meu filho tem algum direito ? quais ?

Anônimo disse...

Gostaria de saber... Se eu posso pedir uma pensão pra mim? Perdi meu trabalho por conta da gravidez... E não consigo trabalho de jeito nenhum, como faço pra pedi uma pensão !?

Anônimo disse...

Fui mandado embora , meus filhos tem direito as minhas ferias, 13º e fundo de garantia ?

Anônimo disse...

Preciso mudar de cidade e meu filho de 15 anos quer continuar a morar no Rio, quero saber se posso dar a guarda para o tio ele pois é na asa deste tio que ele vai morar mas a minha preocupação maior é se eu der essa guarda o meu filho perde o direito a pensão alimentícia que ele recebe do pai

Anônimo disse...

Sou servidor público, formado em 2 faculdades, recebo cerca de R$ 4000,00 e pago 2 salários de pensão alimentícia. o trabalho está me fazendo mal, estou com depressão. e estou realizando um trabalho com plantas, e com este trabalho só vou conseguir receber um salário, mas me faz feliz. se eu mudar de emprego posso de imediato mudar o valor da pensão?
O problema é a demora do judiciário aqui na comarca, uma ação revisional leva cerca de 2 ano para ser julgada. esse é o problema, gostaria de sair e no outro mês já comprovar em juizo, o salário e continuar a pagar a pensão, pois não quero ver meus filhos passando fome.

Anônimo disse...

Olá bom dia!
o pai do meu filho n quer regitrar ele, e alega q nao é filho dele..
oque posso fazer diante dessa situacao? e como faço pra poder ele dar a pensao alimenticia? mim ajude por favor.. Meu filho so tem 2 meses de vida..OBRIGADA

Anônimo disse...

Olá... minha filha recebe pensão de alimentos, ja esta com sentença, tudo certinho....houver um atraso no pagamento e quando fechou tres meses executei a ação. Ja se passaram 8 meses e ele ainda não foi encontrado, moramos em estados diferentes. Existe alguma possibilidade de eu entrar pedindo para os avós,ja que o mesmo não é encontrado? Se ele ficar 5 anos fugindo para não ser encontrado, eu vou ficar 5 anos sem o recebimento? tem como responsabilizar os avós? Desde já, muito obrigada!

Tiago Santos disse...

Minha mae morreu e meu pai recebe pensao dela mais ele nao entrega a mim(nem em estudo pois parei a facudade por falta de locomocao . E nem saude pois pago todas as consultas) e ele fica gastando o dinheiro com carro moto e barzinho oq fasso ?

C disse...

moro com meu namorado e ele tá querendo a guarda de seu filho de 5 anos (de um outro relacionamento). Mas a mae não quer pagar a pensao alimenticia. Gostaria de mais informações sobre esse assunto. Iremos nos casar em breve. A mae deverá, por lei, pagar a pensao? Ele pode abrir mao desta pensao, sendo que o filho é menor? Como isso funciona? Sempre vemos o contrario né, mas neste caso a ma não está nem um pouco interessada na criança.

Obrigada

Anônimo disse...

Minha ex-mulher, está morando com outra pessoa e está trabalhando, pago pensão a ela, posso parar de pagar imediatamente e entrar na justiça pedindo exoneração da mesma? Se não posso parar, como fica os meses que estou pagando a mais? pois sabemos que a justiça é lenta.

Fernanda Mendes Castro disse...

Meu filho não é registrado no nome do pai,e ele inventou de querer dna para comprovar a paternidade, apartir do momento q eu der entrada no processo até sair o resultado do exame ele tem que pagar a pensão,ou começa a pagar só depois do resultado?

Anônimo disse...

laura tenho 16 e recebo pensão alimenticia posso fazer emprestimo ?

Anônimo disse...

eu pago pençao mais mae dos meus filho nao da nada para eles quem cuida e avo eu psso da a metade em dinheiro e a outra em alimento

Anônimo disse...

A filha do meu marido completou 18 anos há 4 meses, tem emprego formal com 1 salário mínimo e não quer fazer faculdade. Ela ainda tem direito a pensão? Caso não, ele pode ao menos pedir a redução do valor, já que agora ela trabalha?
Ele pode pedir em juiz para negociar diretamente com ela, já que é maior, em vez de ser com a mãe? ( detalhe: a mãe nunca foi casada com ele)
Obrigada.

Andrea Garcia disse...

Meu marido paga pensão alimentícia para o filho de 8 anos mas a mãe dele não usa a pensão no dia a dia dizendo que é para ele cursar uma faculdade, mas ela não compra o material escolar, medicação e roupas quando necessário, então pede para o pai ajudar a fazer essa compra. Isso é previsto em lei? está correto?

Anônimo disse...

boa tarde ,,gostaria de perguntar se a pensao de alimentos em vez de ser paga em dinheiro para a mao da mae de uma criança ,,,o pai pode comprar durante exe mes comida ,,,roupa e calçado se necessario provando k gastou o valor total k lhe estava obrigado

Anônimo disse...

O Pai de minha filha só dar $70,00 reais e ainda atrassa o dia do pagamento oque devo fazer pra aumaentar esse falor e fazer com que ele pague no dia combinado?

Anônimo disse...

pago,pensão alimenticia,sendo que quando foi,a juizo eu estava recem começando a trabalhar em sp,sendo que voltei para audiencia,em 2011 mas,mesmo desimpregado eu depositava sempre 150,00 quando saiu a audiencia éla revindicava 51%mas o juiz colocou 45% sendo que minha carteira estava até sem registro de firma alguma,ou seja 45% de que?é um absurdo,hoje estou desimpregado novamente como fazer para diminuir a pensão ou como farei até pegar um emprego,sendo que oque foi estipulado já esta errado pois meu salario éra de 859,00 que faço?fiquei dois anos pagando 45% sendo que a lei é 30% e agora que faço?

Anônimo disse...

Estou me divorciando, e estou abrindo mão da minha parte em uma casa que acabamos de financiar. Mas continuarei pagando o financiamento. ofereci um salário mínimo de pensão alimentícia e ela diz que é pouco. Posso me negar a pagar há mais desse valor sendo que ela é funcionária publica?

Anônimo disse...

Pai do me filho recebe 2.500 me da uma ajuda de 200,00 ppr mes qual o valpr certo?

Anônimo disse...

Boa tarde, minha pensão estava atrasada uns 5 anos, porem meu pai faleceu. Os filhos mais velhos dele cuidavam dos negócios dele. Eu perdi o direito de receber o que estava atrasado ou não? Isso aconteceu em 2007. Desde já obrigada.

Anônimo disse...

o pai dos meus filhos tem 5 anos que ele combinou de me dar 250 para cada criançca, porem resolvi entrar na justica para formalizar porém ele me informou que esta arrumando emprego de carteira assinada de um salario minimo por diz que não é rico para pagar pensao de 500,00.Detalhe eu tenho os comprovantes dos depositos ele pode abaixar.? ele tem carro, moto, cartão de credito?

Anônimo disse...

O pai dos meus 4 filhos foi embora p Portugal ha dez anos e nunca ajudou em nada. Abri um processo mas nao deu em nada pois o mesmo nao me passa o endereço. Oque faço?

Anônimo disse...

Precisa de um empréstimo?

* Empréstimos de negócio
* Financeiro
* Empréstimo de Investimento
* Auto Loan
* Consolidação de débito
* Linha de Crédito
* Segunda hipoteca
* Aquisição de crédito
* Home Loan
* Construção Pronto
* Empréstimo pessoal
* Empréstimos de negócio financiado
* Mortgage
* Etc ...

Inscreva-se agora em: abdulhamidfinance@yahoo.com

Anônimo disse...

Legalmente o q eles vao estipular é 30 % do seu salarii. Contrate advg p acordar sobre a comissao q vc recebe q n é definitiva. E acredito q ficará no vlr q vc oaga atualmente

Anônimo disse...

O minimo q e estipulado nos tribunais é 15% sobre o salario. Se vc tiver um bom adv poderá receber 30% do salario doxseu c ex.

Anônimo disse...

Meu noivo tem uma filha de 4 anos, a criança mora com a mãe, mais sendo que a menina pede pra morar com ele qual a medida que ele tem que tomar para reivindicar a guarda da criança e a mãe da menina entrou com pedido de pensão e até tem um mandado de prisão correndo o que ele deve fazer em relação a isso também aguardo uma resposta

Anônimo disse...

Boa noite
Gostaria de tirar um dúvida,pago pensão alimentícia e quero saber.
Até quanto tempo posso ficar sem pagar? Sendo que estou desempregado, pois ela me deu um prazo de 03 meses até eu me estabelecer.Tá certo isso ?

Anônimo disse...

Olha meu nome é Beatriz tenho 17 anos estou gravida de 4 meses de um rapaz que tem 25 anos, bom eu não trabalho e ate agora ele não me ajudou em nada queria saber se posso recorrer a pensão antes da criança nascer e se posso receber também pensão no caso de eu ser menor de idade ?

Anônimo disse...

Sim , ela perdera a pensão

Anônimo disse...

Vc só é obrigado a dar o que o juiz estipulou

Anônimo disse...

Procure a OB mais proxima e procure seus direitos mais rápido possível

Anônimo disse...

Procure a OB mais proxima o mais breve possível

Anônimo disse...

Procure a OB mais proxima para solicitar um advogado ou ele podera ser preso

Anônimo disse...

Sim vc pode procurar um advogado e solicitar a pensão desde ja vc receberá o valor de duas pensão

Anônimo disse...

Tenho 16 anos e sempre recebi pensão alimentícia , namoro a 2 anos e meio , e estou querendo financiar uma casa com o meu namorado , perco a pensão se eu fizer isso ?

Anônimo disse...

Tenho 16 anos e sempre recebi pensão alimentícia namoro a 2 anos e meio, e estou querendo financiar uma casa com o meu namorado, perco a pensão alimentícia se eu fizer isso?

Anônimo disse...

A sua única saída , é saber sobre os pais do seu marido pois hoje em dia os avós são obrigados a ajudar caso o pai não cumpra com essa obrigação

Anônimo disse...

Isyo não esta correto , ele não é obrigado a dar mais nada sem ser a pensão alimentícia

Anônimo disse...

Estou grávida do meu marido. Ele ja possui 2 filhos e paga pensão. Quando o meu bebê nascer, a pensão dos filhos deles cairão o valor? Ele paga 15% do seu salário para cada filho, total 30%.

jair disse...

sofri um acidente de moto estou encostado pelo inss tenho uma amasia de 17 anos e tenho um filho de 1 ano e 7 meses com ela queria saber se separarmos terei que pagar pençao pra ela tambem,por ela ter 17 anos pro meu filho eu sei que tem que pagar agora quero saber pra ela se sou obrigado pagar..

Anônimo disse...

Tenho 20anos,faço faculdade,caso eu queira trabalhar,corro o risco de perder a pensão?

Anônimo disse...

eu estou ouvir para dar testemunho de como eu voltei meu marido, meu nome é karo nos casamos há mais de 9 anos e ter obtido dois filhos. coisa estava indo bem conosco e estamos sempre felizes. até que um dia meu marido começou a se comportar de uma maneira que eu não conseguia entender, eu estava muito confuso com a maneira como ele me e as crianças tratar. mais tarde nesse mês, ele não voltou para casa novamente e ele me ligou que ele quer o divórcio, eu perguntei-lhe o que eu fiz de errado para merecer isso dele, tudo o que ele estava dizendo é que ele quer o divórcio que ele me odeia e não quer me ver de novo em sua vida, que eu era louco e frustrado também não sei o que fazer, eu estava doente por mais de 2 semanas por causa do divórcio. eu amo-o tanto que ele era tudo para mim sem ele a minha vida está incompleta. Eu disse a minha irmã e ela me disse para entrar em contato um lançador de magias, eu nunca acreditar em tudo isso feitiços de uma coisa. Eu só quero tentar se algo vai sair dela. i contactou o Dr. Okojie para o retorno de meu marido para mim, eles me disseram que o meu marido ter sido tomada por outra mulher, que ela lançou um feitiço sobre ele que é por isso que ele me odeia e também quer que a gente divórcio. então eles me disseram que tem que lançar um feitiço sobre ele que vai fazer ele voltar para mim e para as crianças, eles casta o feitiço e após 1 semana meu marido me ligou e ele me disse que eu deveria perdoá-lo, ele começou a se desculpar no telefone e disse que ele ainda me viver que ele não sabia o que aconteceria com ele que ele me deixou. era o feitiço que ele Dr. Okojie casta naquele que ele faz retorno para mim hoje, eu e minha família agora estão felizes novamente hoje. obrigado Dr. Okojie para o que você tem feito por mim eu teria sido nada hoje se não fosse por sua grande feitiço. eu quero que você os meus amigos que estão passando por todo esse tipo de problema amor de voltar seu marido, esposa ou ex-namorado e namorada para contatar drokojiehealinghome@gmail.com. e você verá que o seu problema será resolvido sem qualquer atraso. ele é especializada na resolução de outros problemas, incluindo os seguintes:
(1) Se você quiser que o seu ex-costas.
(2) se você sempre tem pesadelos.
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
(5) Se você quiser uma criança.
(6) Se você precisar de ajuda financeira.
(7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
contatá-lo agora para solução imediata do seu
problemas no Drokojiehealinghome@gmail.com
obrigado

Jorge Luis Souza De Lima Conceição disse...

Pago 25% de pensao alimentícia, vou começar a trabalhar registrado em duas empresas, como fica o meu caso? Devo pagar 25%,de cada salário?

Tatiane Braga disse...

Meu pai morreu de acidente de carro há 18anos atrás ,minha mãe recebeu uma pensão alimentícia minha e dos meus irmãos até eu completar 21 anos, sendo q estou fazendo faculdade há 2 anos ,tenho como recorrer a minha pensão alimentícia ??

Anônimo disse...

EDU...minha filha morou comigo durante 3 anos e a mãe dela não contribuiu com um centavo sequer...agora ela foi morar com a mãe...sou obrigado a pagar pensão?...posso descontar o tempo em que ela ficou residindo comigo...não havia decisão judicial determinando guarda...a guarda era compartilhada de fato

Anônimo disse...

Tenho um processo de pensão alimentícia a 7 meses, irei receber esses 7 meses, quando sair a decisão da juizá?

Anônimo disse...

A mae da crianca e de menorno pai tem direito de pagar pensao a ela agora ela mora com a mae dela

Anônimo disse...

Oi, tem como eu abrir mão da pensão??? Não queria que minha filha ficasse com ele nos fds pois ele sai pra balada e deixa ela com a mãe dele tem como eu proibi ele de pegar ela ???

KAYDEN ITUA disse...

Você precisa de um empréstimo? Eu quero que você saiba que nós oferecemos todos os tipos de empréstimo com um baixo interesse de 3% por isso oferecemos empréstimos públicos e privados com taxas de juros anuais mínima tão baixa quanto 3%. Nós damos a empréstimos dentro do intervalo mínimo de 1000 para o máximo de 500 milhões. Nossos empréstimos são bem segurado para o máximo de segurança é nossa prioridade. Contacte-nos através do email: kaydenjointorganisation@gmail.com e nosso site da empresa: http://abimbolasfinancialhome.gnbo.com.ng

Sydney Ethan disse...

Olá!

Você precisa de ajuda financeira?

Inscreva-se agora para todos os tipos de empréstimos e obter dinheiro urgentemente!

* Nomeações valor do empréstimo varia de R $ 5.000 a US $ 5,000000.00
* A taxa de juros é de 3%
* Escolha entre 1 e 20 anos de reembolso.
* Escolha entre mensal e plano de pagamento anual.
* Termos e condições da flexibilidade empréstimo.

Todos estes planos e muito mais, entre em contato conosco.

Email: sgrmarketers@gmail.com

sinceramente
gestão

Anônimo disse...

Oi,Tenho 15 anos sou casada e estudo tenho direito de receber pensao alimenticia do meu pai mim responda por favor

Anônimo disse...

Ola eu ganho 2500 e minha ex mulher ganha 1600, quanto devo pagar de pensao?nem eu e nem ela temos casa propria.

Artigos populares